REGULAMENTO

Edital de Abertura e Regulamento do Festival: 

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A Comissão Organizadora do 7º Festival de Dança Movimente declara que estão abertas as inscrições para participação do processo seletivo para a gravação do DVD Movimente 7 / 2014 e estabelece as seguintes disposições do regulamento:
1) DISPOSIÇÕES PRELIMINARES:


DAS DATAS:
Inscrições: de 15 de maio de 15 de junho de 2014.
Eliminatória: 2 e 3 de agosto de 2014, das 8h às 22h.
Workshops e mostras itinerantes: 13 a 17 de outubro
Final e Gravação do DVD : 18 de outubro de 2014, às 18:00.

2) DAS INSCRIÇÕES
2.1) As inscrições deverão ser feitas no período de 15 de maio a 15 de junho de 2014, impreterivelmente, sendo que deverá ser solicitada a presença de um membro da comissão organizadora, pelo e-mail festivalmovimente@gmail.com ou pelos telefones de contatos (32) 9138-2681 (oi); 9115-4943 (TIM) , que irá efetuar a inscrição no local acordado;
2.2) A ficha de inscrição estará disponível no site http://www.festivalmovimente.blogspot.com/ e deverá ser totalmente digitada e entregue juntamente com todos os documentos em anexo, descritos nos itens 2.4, 2.5 e 2.6 deste regulamento. Não serão aceitas inscrições feitas de próprio punho ou faltando documentação.
2.3) A inscrição será no valor de R$ 100,00 (cem reais) do dia 15 de maio a 15 de Junho de 2014, por coreografia, sendo estes valores válidos para todos os participantes tanto da categoria adulto (acima de 13 anos) quanto para a categoria infantil ( 7 a 12 anos), os quais deverão ser entregues em espécie juntamente com a documentação e ficha de inscrição.
2.4) Deverá ser anexada à ficha de inscrição uma carta de autorização assinada pelo responsável da instituição representada ( igrejas, associações, academias de dança, etc.... ), sendo que todos os integrantes deverão ser autorizados pela instituição participante. Caso haja grupos mistos entre instituições as cartas deverão ser individuais. Os integrantes da categoria adulto não poderão ter idade inferior a 13 anos, sendo necessário anexar uma fotocópia de um documento (Registro Civil ou Carteira de Identidade), bem como o termo de autorização pelo pai/mãe ou responsável civil.
2.5)Juntamente com as fichas deverão ser entregues uma cópia da música escolhida DIGITADA e uma cópia da música em CD contendo apenas a faixa de áudio a ser coreografada, sendo que este CD entregue é o que será executado no dia da eliminatória.
2.6) Todas as inscrições deverão ser acompanhadas de uma ficha técnica explicando o nome da coreografia, a música e sua mensagem. Esta ficha deverá conter também o nome de todos os participantes e suas respectivas idades e instituição a que pertencem conforme formulário disposto no site.
2.7) Não serão aceitas inscrições após o prazo e faltando documentos em nenhuma hipótese. As inscrições de outras localidades deverão ser postadas até o dia 10/06/2014, por meio de Sedex, contendo toda documentação. Os grupos de outras localidades, impossibilitados de se apresentarem na eliminatória, terão a opção de enviar a gravação de um vídeo com sua apresentação para avaliação dos jurados. As inscrições que não cumprirem estas regras serão desconsideradas.
2.8) Os participantes poderão se inscrever em qualquer dos estilos apresentados no item 5.1.
2.9) Não será limitada o número de inscrições por participante ou grupo, podendo os mesmos se inscreverem em quantas coreografias quiserem.
2.10) Após a formação dos grupos inscritos não poderão ocorrer trocas ou inclusões de novos membros.

3) DA SELEÇÃO:
3.1) Dentre os números inscritos, serão selecionados, pelo corpo de Jurados indicado pela coordenação do Festival, quinzefinalistas para compor a gravação do DVD, mais trêsfinalistas da categoria infantil. A comissão organizadora se reserva no direito de não divulgar os nomes dos jurados até o dia da seleção.
3.2) O horário de cada apresentação da seleção será informado ao participante com antecedência de no máximo sete dias da data da eliminatória.
3.3) Na apresentação dos participantes no dia da eliminatória somente estarão presentes o corpo de jurados e integrantes da comissão organizadora, não podendo em hipótese alguma, a presença de outras pessoas no local, exceto o coreógrafo ou líder do grupo.
3.4) Cada grupo deverá levar para a fase eliminatória o CD original com a música indicada na ficha de inscrição.
3.5) O candidato deverá chegar na Seleção com 30 minutos de antecedência, pois não será tolerado nenhum tipo de atraso, podendo acarretar pena de desclassificação.
3.6) Fica a critério do grupo apresentar-se com figurino ou não, sendo que não precisa ser o mesmo do dia da gravação.
3.7) Fica agendada para o dia 09 de agosto de 2014 uma reunião com os lideres dos grupos selecionados, às 19:00. na Igreja do Evangelho Quadrangular Bairro Nova Era, situada à rua Sebastião Alves Marcato, 119, Bairro Nova Era.

4 DA ESCOLHA DA MÚSICA:
4.1) Trata-se de um evento sacro de cunho artístico cultural interdenominacional, no entanto, todas as coreografias deverão ser feitas com músicas de cantores ou grupos evangélicosnacionais.
4.2) As músicas escolhidas não poderão conter mixagem, colagem musical, aumento ou diminuição do bit (ritmo da música), ruídos, nem tão pouco haver ministrações, falas ou pregações.
4.3) A música escolhida não poderá ultrapassar o tempo de 08 (oito minutos) de execução.
4.4) Nenhuma alteração pode ser feita após escolhida a música.
4.5) As músicas serão executadas conforme o CD entregue à comissão organizadora no ia eliminatória, sendo este utilizado no dia da Noite de Gala, não podendo, portanto, alterar a versão da música..
4.6) Será necessário a apresentação do cd original da música escolhida no dia da gravação.

5) ESTILOS e categorias:
5.1 As coreografias podem ser construídas nos seguintes estilos: balé clássico, dança contemporânea, jazz, dança de rua, livre ou misto.
5.2) A apresentação poderá ser nas seguintes categorias solo, duo, trio ou grupo (mínimo de 4 pessoas e o máximo de 12).
5.3) Os grupos poderão ter formações mistas por sexo e instituições.
5.4) Estas regras também estão destinadas a categoria Infantil (composta por participantes com idade entre 7 e 12 anos).
5.5. Não serão abertas exceções quanto a idade dos participantes, sendo que as idades correspondentes às categorias deverão respeitar a data máxima de 18 de outubro de 2014.

6) CLASSIFICAÇÃO:
6.1) Para a classificação dos trabalhos, a comissão julgadora dará notas inteiras de 5 a 10 para os seguintes quesitos avaliados:
Na eliminatória:
-Qualidade artística e técnica dos intérpretes (Sincronia, Harmonia e Plástica)
-Estrutura da composição coreográfica
-Texto de explicação da Mensagem digitado contendo no mínimo 150 palavras e máximo de 500 palavras). Esta regra acrescentará até um ponto extra na soma final e será avaliado por um profissional de língua portuguesa.
Na final
1. SINCRONIA; 2.HARMONIA; 3.RITMO; 4. PLÁSTICA DO CONJUNTO; 5. CRIATIVIDADE COREOGRÁFICA; 6. EXPRESSIVIDADE DOS INTERPRETES; 7. ADEQUAÇÃO GÊNERO MUSICAL; 8. FIDELIDADE À MENSAGEM BÍBLICA; 9. Figurino e recursos cênicos
6.2) Serão classificados na eliminatória, 15 grupos para categoria adulto dispostos em três grupos a saber:
6.2.1– Grupo A: composto por grupos que participaram de finais em edições anteriores do Festival Movimente;
6.2.2– Grupo B: composto por grupos que já participaram do festival, mas não participaram de finais ou são estreantes no festival;
6.2.3– Grupo C: será composto dos participantes inscritos nas categorias solo, duo ou trio.
6.3) As vagas serão dispostas por proporcionalidade de inscrição conforme disposto abaixo:
6.3.1– Grupo A – A cada três inscrições uma vaga; obedecendo o limite máximo de 5 vagas;
6.3.2– Grupo B _ A cada três inscrições uma vaga obedecendo o limite máximo de 4 vagas;
6.3.2– Grupo C _ A cada três inscrições uma vaga obedecendo o limite máximo de 3 vagas;
6.3.3 - RECLASSIFICAÇÃO – As maiores notas dos grupos não classificados, obedecendo o limite máximo de 03 vagas
6.3.4– A Categoria Infantil obedecerá a proporção de a cada duas inscrições uma vaga, obedecendo o limite Maximo de seis vagas..
6.4) Serão classificados na final como vencedores, 3 grupos para categoria adulto e infantil (1º,2º e 3º lugares.
6.5) Caso haja empate os critérios de desempate obedecerão a maior nota na seguinte ordem de relevância dos quesitos: Qualidade artística e técnica dos intérpretes (Sincronia, Harmonia e Plástica); Estrutura da composição coreográfica; Contexto espiritual; Figurino e recursos cênicos

7) FIGURINO:
7. 1- O figurino deverá ser escolhido de forma a concorrer para a finalidade de Gravação do DVD do Festival, ou seja tem que estar associado a letra da música e à mensagem evangelistica da coreografia.Não serão aceitas roupas transparentes, decotadas, curtas, sem a calça leggings por baixo e lycras que marcam o corpo, sem outras peças por cima, assim como não será permitido o uso de acessórios extravagantes. Bem como, o uso de marcas ou produtos. Tendo em vista que o não-cumprimento desta regra impedirá a apresentação do grupo.
7.2 Uma peça do figurino (feminina e masculina) deverá ser apresentada (obrigatoriamente) à organização do festival para aprovação no dia 20 de setembro de 2014.
7.3 - A não apresentação do figurino completo acarretará na perda de 10 pontos.

8) OBSERVAÇÕES TÉCNICAS:
8.1) O local da eliminatória será divulgado em até quinze dias antes da data de sua realização.
8.2) O local da Grande Final será no Cine Theatro Central, situada à Rua Halfeld, Centro – Juiz de Fora.
8.3) Cada grupo deverá ter um responsável, o qual deverá seguir as seguintes instruções:
a) Se responsabilizar pela chegada de todos os integrantes às 17:00 no dia da gravação, assinando a lista de chamada;
b) Acompanhar os grupos no camarim, na entrada e saída de cena.
c) A ordem de passagem de palco e de apresentação será elaborada pela coordenação do evento.
d) A ordem de entrada nos camarins seguirá a ordem de entrada em cena.
e) Não serão permitidas apresentações com: fogo, água, ou objetos que possam prejudicar ou danificar o palco, ou atingir a platéia.
f) Os direitos autorais são de propriedade da comissão organizadora, porém todos os participantes da gravação deverão autorizar à veiculação de suas obras.
g) O candidato selecionado para gravação assinará um termo individual de concessão de seus direitos e consentimento com o regulamento.
h) As coreografias deverão ser ensaiadas com antecedência;
i) O ensaio geral será agendado pela direção do Cine Theatro Central conforme disponibilidade para sua realização.

09) DOS INGRESSOS
9.1) O Cine Theatro Central possui 1.851 lugares, sendo que a comissão organizadora se reserva no direito de disponibilizar, inicialmente, somente o andar térreo do teatro que possui 1.232 lugares sendo que 232 cadeiras estão destinadas à administração do teatro definidos contratualmente e outros 50 para os patrocinadores do evento como forma de cortesia totalizando 282 ingressos.
Dessa forma estarão à disposição do público 950 ingressos que serão comercializados promocionalmente a seguinte forma:
Lote 1: R$ 15,00 (promocional) até o dia 12 de outubro
Lote 2: R$ 20,00 (promocional) até o dia 17 de outubro
Lote 3: R$ 30,00 (inteira) no dia 18 de outubro
O valor do camarote de 6 lugares é de R$ 150,00 até dia 12 de outubro e R$ 180,00 até dia 18 de outubro de 2014.
9.2) Caso seja necessário abrir mais ingressos serão disponibilizados o balcão nobre, camarotes e galeria (2º e 3º pisos) com capacidade de mais 600 lugares. Os valores dos ingressos para estas sessões serão divulgados pelo blog do festival.
9.3) A aquisição dos ingressos será feita a partir do dia 8 de agosto em locais a serem divulgados pela organização através do site do festival.
9.4) O pagamento dos ingressos deverá realizado apenas em espécie, não havendo recebimento de cheques ou cartões de crédito.
9.5) Crianças com até 5 anos no colo não pagam, desde que não ocupem cadeira.
9.6) Vale reforçar que a venda dos ingressos é limitada e assim que esta estiver esgotada a informação será publicada no site oficial do evento.

10) DESPESAS:
10.1)Os custos relativos à produção do espetáculo e gravação do DVD ficarão por conta da comissão organizadora;
10.2)Todos os custos com figurino, cabelo, maquiagem serão de responsabilidade dos participantes.
10.3) Cada DVD será comercializado a R$ 25,00 (vinte e cinco Reais) e deverá ser adquirido o vale DVD ate o dia 18 de outubro de 2014, tendo em vista que serão produzidos apenas os DVDs adquiridos com antecedência.
Premiação: Gravação DVD para os selecionados
Premiação especial para os 3 primeiros lugares // Melhor Figurino // Melhor Dançarino Masculino e Feminino e Melhor Grupo Infantil.

DISPOSIÇÕES GERAIS: Os workshops e apresentações itinierantes serão divulgados a partir do mes de setembro de 2014, pelo blog do festival.